terça-feira, 13 de setembro de 2011

CONCEITO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA




Rovers (2010 apud Hepler & Strand, 1990, p. 5) define a Atenção Farmacêutica como “a provisão responsável de tratamento medicamentoso com a finalidade de alcançar resultados efetivos que melhorem a qualidade de vida do paciente”.
Segundo Bisson (2007, p. 4) o conceito de atenção ou cuidado “é o de propiciar bem estar aos pacientes”. No contexto amplo de saúde pode-se ter o cuidado por uma equipe multiprofissional tais como, enfermeiros, médicos e farmacêuticos. Sendo que para cada especialidade o foco principal é o pronto restabelecimento da saúde de seus pacientes, bem como melhorar seu cuidado global. Partindo do princípio de que saúde e bem estar dos pacientes são supremos e em se tratando especificamente do farmacêutico, este deve utilizar seus conhecimentos e habilidades para propiciar ao paciente um resultado otimizado na utilização de medicamentos.
Foi então que surgiu o termo “Atenção Farmacêutica”, derivada do inglês “Pharmaceutical Care” e está ligada ao Farmacêutico Clínico que tem como missão principal, segundo o Consenso de Granada (1999), identificar, resolver e prevenir problemas relacionados com os medicamentos (PRM) e que podem interferir com os resultados terapêuticos específicos. Portanto, constitui uma nova filosofia de exercício profissional que permitirá a cada farmacêutico ter flexibilidade para adaptar a provisão da Atenção Farmacêutica à sua realidade, tendo seus próprios recursos e habilidades, procurando sempre uma farmacoterapia racional, segura e custo-efetiva para o cuidado do paciente. Mesmo tendo a variabilidade enorme de patologias unida à ampla disponibilidade terapêutica, podendo oferecer múltiplas possibilidades de abordagem e resolução de um mesmo caso.
De acordo com o texto acima, cita a grande importância do paciente para o profissional farmacêutico, pois o mesmo trabalha para o paciente e com o paciente.


 
FONTE: Fragmentos extraídos do TAO em construção, das acadêmicas: Alessandra Sakaguchi, Renata Moura e Valéria Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário