terça-feira, 20 de setembro de 2011

AUTOMEDICAÇÃO



A automedicação, prática muito comum, vivenciada por civilizações de todos os tempos, é um procedimento caracterizado pela iniciativa do doente ou de seu responsável em obter ou produzir e utilizar um produto que acredita que lhe trará benefícios no tratamento de doenças ou alívio dos sintomas.
A propaganda de medicamentos nos meios de comunicação de massa constitui um estímulo freqüente para a automedicação, pois explora o desconhecimento dos consumidores acerca dos produtos e seus efeitos adversos. 
O baixo poder aquisitivo da população e a precariedade dos serviços de saúde contrastam com a facilidade de se obter medicamentos, sem pagamento de consulta e sem receita médica, em qualquer farmácia, onde, não raro, encontra-se o estímulo do balconista interessado em ganhar uma comissão pela venda.
Como o texto cita acima, que a automedicação acontece desde as civilizações de todos os tempos, pelo fato de que as pessoas se medicam sem nenhuma orientação profissional, nota-se um grande número crescente de pessoas que sofrem intoxicação medicamentosa. A facilidade ao acesso a tais medicamentos, a baixa renda da população e falta de informação fazem com que esse índice aumente cada vez mais.
Sabemos que a automedicação ainda é um assunto que muito nos preocupa e sabemos o quanto será difícil acabar com a mesma através do blogger podemos mostrar o que é uma automedicação e como evita-lá.


FONTE: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2007000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário